Criado em 2020 como uma resposta rápida aos desafios da pandemia da covid-19, o Encontro Farmarcas Digital se consolidou como uma das principais iniciativas comerciais do associativismo farmacêutico a distância no Brasil.
Com formato 100% online e foco em negociações entre farmácias e indústria farmacêutica, o evento segue, ano a ano, movimentando o setor e conectando lojas associadas e o setor industrial em uma maratona de reuniões estratégicas.
“Foi uma solução que criamos no momento mais difícil, quando não podíamos realizar o encontro presencial. Mas deu tão certo que continuamos com ele até hoje”, relembra Fabio Chacon, Diretor Comercial da Farmarcas.
Realizado durante quatro dias, sempre em terças e quintas-feiras ao longo de duas semanas, o Encontro Farmarcas Digital reúne representantes de 32 indústrias, mais de 500 donos de farmácias e 140 salas de reuniões virtuais para atender associados de todas as regiões do país. Neste ano, ele foi realizado em maio.
Com base na experiência e nos aprendizados dos últimos anos, a Farmarcas estabeleceu critérios rigorosos para selecionar os expositores no evento digital. A lista de participantes é menor do que no Encontro Farmarcas presencial e tem foco em indústrias que tenham estrutura para cumprir a agenda e entregar propostas comerciais realmente diferenciadas.
Rodadas simultâneas de negociações
A estrutura do evento é desenhada para funcionar como uma feira virtual de negociações entre farmácias e a indústria farmacêutica, com horários precisos, rodadas de meia hora e múltiplas reuniões ocorrendo ao mesmo tempo. O volume é tão expressivo que chama a atenção pela quantidade de chamadas simultâneas, em torno de 5 mil.
“O Encontro Farmarcas Digital é mais uma oportunidade comercial para as nossas lojas comprarem bem das indústrias. Mas, para participar, a empresa precisa ter estrutura. Cada reunião dura 30 minutos e muitas vezes são quatro reuniões por hora por indústria. Não dá para atender o Brasil todo com um representante só”, explica Thiago Borges, Gerente Comercial da Farmarcas.
“A gente só habilita a indústria que estiver preparada. Tem que ter uma condição comercial arrasadora e disciplina com os horários das reuniões. Cada atraso significa perder uma oportunidade de venda, e a disciplina é importante para a Farmarcas”, destaca Thiago.
Essa exigência de profissionalismo é o que faz com que o Encontro Farmarcas Digital se destaque no setor. Cada reunião é planejada para ser produtiva, respeitar o tempo dos empresários e assegurar que todos saiam com propostas interessantes para seus negócios.
Suporte técnico da Farmarcas
A Farmarcas também atua ativamente para engajar os parceiros da indústria farmacêutica e as farmácias associadas antes do evento. Há orientação, suporte técnico e acompanhamento em tempo real de cada etapa.
Ao final do evento, a equipe comercial analisa os resultados e colhe feedbacks para aprimorar a experiência. Os dados alimentam as decisões futuras e reforçam a relevância do evento como um dos pilares comerciais da Farmarcas.
A versão digital do Encontro Farmarcas permite uma abordagem mais direta e focada para todas as farmácias associadas, e é também uma alternativa para as indústrias que desejam manter um relacionamento ativo com as redes, mesmo fora dos grandes eventos.
Hoje, o Encontro Farmarcas Digital é uma demonstração da capacidade da Farmarcas de inovar rapidamente focando em resultados e de manter, mesmo a distância, o relacionamento próximo – que é uma das marcas do seu modelo de atuação no associativismo farmacêutico.
Fique por dentro de todos os detalhes do Encontro Farmarcas Digital.