A gestão financeira pode ser o pesadelo de muitos empresários. No varejo farmacêutico, onde o desafio diário é equilibrar estoque, preço, prazo e resultado, isso se torna ainda mais sensível para o faturamento. Quando o assunto passa a ser rotina com planejamento e acompanhamento, os resultados aparecem e impressionam.
É o caso do empresário Bruno Silva, associado da Farmarcas desde 2019, que viu seu negócio dar um salto de faturamento e estrutura ao adotar práticas e ferramentas de gestão financeira indicadas pela rede.
Bruno é associado com unidades das Drogarias Ultra Popular e das Farmácias Bigfort, em Araçoiaba da Serra (SP). Quando assumiu o negócio, fundado pelo pai em 1998, tinha duas lojas modestas. Hoje, administra quatro unidades e está prestes a abrir a quinta. O crescimento do faturamento, segundo ele, é fruto direto da gestão financeira implantada com o apoio da Farmarcas.
“Antes de me associar à Farmarcas, eu apenas pagava os boletos. Se vencessem, eu pagava. Não havia planejamento nem controle”, lembra Bruno sobre a falta de planejamento. Era o famoso “deixar rolar”, comum a muitos empreendedores iniciantes que precisam lidar com o dia a dia da operação e, ao mesmo tempo, tomar decisões sobre o futuro.
Foi nesse cenário que ele conheceu a equipe de gestão financeira da Farmarcas. “Eu queria entender como poderia melhorar minha organização. Vieram os gestores financeiros, mostraram como fazer o acompanhamento, explicaram a metodologia e a gente aplica isso até hoje”.
Dores semelhantes
Diego Cardis, Gerente de Gestão Financeira da Farmarcas, reconhece em Bruno vários outros associados.
“Muitos dos nossos associados são farmacêuticos que assumiram o papel de empresários, mas que não tiveram essa formação. O que fazemos é mostrar caminhos, traduzir a linguagem financeira para algo acessível, acompanhar o desenvolvimento dessas pessoas e ajudar que eles estejam capacitados para gerir o negócio.”
A primeira entrega da equipe de Gestão Financeira da Farmarcas para Bruno foi uma planilha de fluxo de caixa personalizada, com foco no faturamento. Com ela, Bruno passou a registrar entradas e saídas de forma estruturada, projetar meses à frente e monitorar a própria capacidade de pagamento. “Com esse acompanhamento, comecei a tomar decisões mais seguras, sem depender do achismo.”
Ao lado do suporte técnico e da análise de dados feita pelos analistas da Farmarcas, Bruno também incorporou soluções tecnológicas ao planejamento. Hoje, o sistema da loja é integrado com o banco, com os fornecedores e com as operadoras de cartão. Isso significa que todas as transações financeiras, de pagamentos a recebimentos, são automaticamente conciliadas.

Finanças em ordem
O reflexo desse novo olhar para a gestão é visível no crescimento da empresa. Desde que se associou à Farmarcas e contou com o apoio para a gestão financeira, Bruno multiplicou por nove o faturamento das lojas. E, mais do que números, ele destaca a tranquilidade de saber que tudo está sob controle, com muito planejamento.
“Não sou a pessoa mais organizada do mundo, mas hoje durmo tranquilo. Sei que, se nada muito extraordinário acontecer, está tudo sob controle. A empresa está saudável, e eu posso pensar em novos negócios e planos”, comemora.
Essa segurança vem também do relacionamento próximo com a equipe da Farmarcas. Bruno conta que, sempre que precisa, marca reuniões presenciais com seu Anjo Analista e com outros departamentos.
“É como se a Farmarcas fosse minha sócia, pois ela consegue acompanhar em tempo real, identificar algumas situações e orientar para que eu tome decisões com agilidade”.
Se você é proprietário de farmácia, clique aqui para garantir gratuitamente a Revista Farmarcas 2025.
Entrar
