A Febrafar e a Farmarcas foram reconhecidas pela GS1 Brasil por desenvolverem um sistema inovador de gestão e inventário de ativos no Edifício do Associativismo que proporcionou impactos estratégicos como redução de custos, rastreabilidade completa e geração de inteligência de negócio.
A gestão patrimonial realizada no Edifício do Associativismo, pela equipe da Febrafar e da Farmarcas, foi reconhecida na 27ª edição do Prêmio Automação da GS1 Brasil, na categoria Aplicação de Mercado.
O reconhecimento se deu pelo desenvolvimento de um sistema inovador de gestão e inventário de ativos com tecnologia RFID e GS1 Digital Link.
A premiação, que aconteceu no último dia 11 de novembro e celebra soluções que promovem a automação e a padronização nos processos empresariais, destacou o case das organizações como exemplo de eficiência operacional, governança e inovação tecnológica.
Desafios superados com a nova gestão de ativos
O projeto, liderado por Angela R. Fujikawa, Gerente de patrimônio da Febrafar e da Farmarcas, solucionou desafios históricos enfrentados pela gestão manual de ativos.
Antes da implementação da tecnologia, o inventário de mais de 5.000 ativos somados das duas empresas, espalhados por 10 andares, mais de 100 salas de reunião, auditório e estúdio, demandava até 45 dias para ser concluído, com grande risco de erros e inconsistências.
Com a adoção do RFID e QRCode, a Febrafar e a Farmarcas conseguiram reduzir em 85% o tempo de inventário, permitindo registrar e acompanhar a movimentação de ativos em tempo real, sem interromper as operações.
A automação também trouxe precisão contábil e fiscal, garantindo a gestão confiável de R$ 15 milhões em ativos com etiqueta RFID (mobiliários e equipamentos), sendo que automóveis, aeronave e infraestrutura não possuem essa etiqueta.
“Hoje consigo fazer o inventário por amostragem no dia a dia. Verifico movimentação, atualizo rapidamente, sem precisar esperar todos saírem. É uma mudança radical na operação e na qualidade dos dados que chegam ao financeiro.”
Além da eficiência operacional, o projeto gerou impactos estratégicos significativos: redução de custos, maior governança financeira, rastreabilidade completa e visibilidade instantânea do uso e movimentação dos ativos.
A inovação proporcionou ainda transformação de dados em inteligência de negócio, permitindo análises estratégicas e decisões mais rápidas.
Reconhecimento da GS1 e relevância do prêmio
O Prêmio Automação da GS1 Brasil reconhece empresas que aplicam soluções padronizadas e automatizadas com impacto mensurável nos negócios.
A categoria Aplicação de Mercado avaliou a Febrafar e a Farmarcas considerando aderência aos padrões GS1, relevância, qualidade, impacto e inovação — todos os pontos evidenciados no case apresentado ao júri de mercado.
A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada no Tokyo Marine Hall, em São Paulo, consolidando o projeto como uma referência de automação e inovação no setor farmacêutico brasileiro.
Se você é proprietário de farmácia, garanta gratuitamente a Revista Farmarcas 2025.
Entrar
