Faça seu cadastro gratuito!


Fazer Login

    Novas lideranças da Farmarcas revelam força do associativismo farmacêutico e cultura interna

    Maior parte dos diretores passou por outros cargos na estrutura da Farmarcas e conhece a fundo os bastidores do associativismo.

    COMPARTILHE

    Na Farmarcas, oferecer suporte de excelência aos associados é a rotina. Esse cuidado, porém, não acontece apenas por conta de processos organizados ou tecnologia de ponta. O grande diferencial está nas pessoas que seguram essa estrutura: profissionais que conhecem profundamente o associativismo farmacêutico e sua força para potencializar farmácias independentes, exatamente porque ajudaram a construir cada etapa dele.

    Esse zelo em ter lideranças que conhecem cada detalhe do negócio foi uma preocupação de Edison Tamascia, presidente da Farmarcas. “Temos aqui uma estrutura de diretoria muito bem preparada e muito profissionalizada”, orgulha-se. 

    Ao conhecer o mercado de perto e a rotina do associado, o corpo diretivo da Farmarcas consegue trazer mais suporte à gestão de farmácias, auxiliando no crescimento sustentável de cada uma delas. 

    Na prática, quem está à frente das áreas executivas conhece como poucos os bastidores do associativismo, porque, antes de chegar à diretoria, trabalhou em diferentes etapas da estrutura que apoia cada loja a prosperar.

    De analista à Diretora de Gente & Gestão

    Na Diretoria de Gente & Gestão, por exemplo, Viviane Alvarenga começou como analista de seleção. Ela estruturou processos, implantou práticas de desenvolvimento de pessoas e foi reconhecida pela própria equipe como referência de liderança. 

    Sua trajetória reflete o quanto a Farmarcas acredita que quem conhece a cultura da empresa por dentro consegue promover o melhor ambiente de trabalho para mais de 400 colaboradores.

    A área de Operações também carrega essa essência de crescimento interno. Jhonatan Teixeira é outro profissional que conhece profundamente a realidade da gestão de farmácias: começou como assistente, viajou o país para entender cada detalhe do trabalho dos associados e liderou a estruturação de uma área essencial, o Sucesso do Associado. 

    Hoje, ele comanda uma equipe que faz a ponte entre estratégia e execução e garante padronização, acompanhamento de processos e proximidade com as farmácias.

    associativismo farmacêutico
    Foto: Viviane Alvarenga, diretora de Gente e Gestão da Farmarcas e Febrafa, durante palestra no evento Associado do Futuro 2025.

    Com mais tempo de Farmarcas

    Na Comunicação, a experiência de quem viveu de perto o nascimento do associativismo farmacêutico faz toda a diferença. Ângelo Vieira atuava, em sua área, no movimento associativista antes mesmo de a Farmarcas existir e esteve ao lado do presidente da Farmarcas em um projeto importante no fim dos anos 1990.

    Hoje, é ele quem orquestra todas as frentes de marca, posicionamento e relacionamento institucional, com a bagagem de quem viu o modelo associativista amadurecer ao longo das últimas décadas.

    Marcelo Dantas, na Diretoria de Inovação e Tecnologia, também cresceu dentro da Farmarcas. Chegou como parceiro de marketing digital, organizou estratégias digitais e, ao perceber a necessidade de soluções sob medida para as redes, ajudou a criar um ecossistema tecnológico robusto. 

    Sua missão atualmente é garantir que as farmácias tenham ferramentas para vender mais, comprar melhor e tomar decisões com base em dados, tudo desenvolvido por equipes que entendem o dia a dia de cada loja.

    associativismo farmacêutico
    Foto: Ângelo Vieira, diretor de Comunicação da Farmarcas, durante palestra no evento Associado do Futuro 2025.

    Exceções são mostra de confiança

    No caso da Diretoria Comercial, a história mostra um caminho complementar. Fabio Chacon já entrou na Farmarcas como diretor, mas seu relacionamento profissional com o presidente Edison Tamascia e com o mercado farmacêutico é anterior: há mais de uma década, Chacon atuava em grandes indústrias, distribuidores e redes e conheceu de perto cada elo da cadeia de abastecimento. 

    Foi justamente esse histórico, alinhado aos mesmos valores de relacionamento e ética que a Farmarcas defende, que o tornou o nome ideal para assumir a missão de profissionalizar ainda mais as negociações comerciais e fortalecer o vínculo com a indústria farmacêutica e distribuidores parceiros, elevando a força do associativismo farmacêutico.

    Além dele, Rafael Tavares é outro exemplo de confiança em quem faz a diferença no dia a dia. Ele chegou à Farmarcas durante a pandemia, com uma bagagem sólida em finanças e gestão, mas foi o desempenho dentro de casa que o credenciou a assumir a Diretoria Administrativa, cuidando hoje de finanças, patrimônio, compras e estrutura predial, áreas que garantem uma base organizada para todo o ecossistema Farmarcas funcionar bem.

    Conheça mais da história de cada diretor da Farmarcas, solicite a sua revista Farmarcas 2025. Acesse o banner abaixo.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Matérias Relacionadas