Em meio à grande diversidade de marcas próprias espalhadas em redes de farmácias pelo país, os nutracêuticos, as vitaminas e os itens de higiene são os produtos que sustentam hoje a estratégia de marcas próprias de farmácia da Farmarcas com as suas linhas exclusivas.
Por trás delas, estão dois grandes parceiros industriais com forte reputação no setor: o Catarinense Pharma e a CCM. O primeiro é responsável pela linha SupraCorp, focada em nutracêuticos. A segunda, pelas linhas SupraBaby e SupraCare, que contam com fraldas, absorventes e linhas de cuidados pessoais e primeiros socorros – sendo a SupraBaby voltada para o público infantil e a SupraCare para o adulto.
Hoje, a SupraCorp já é a marca mais vendida nas categorias de vitaminas e suplementos e também a de maior rentabilidade, consolidando o sucesso do programa de marcas próprias de farmácia do grupo. No ranking geral da Farmarcas, figura como a décima mais vendida. O destaque da linha é o “Ômega 3 1000 mg”, líder de vendas tanto na empresa quanto no Brasil.
Marcas próprias em cocriação
Ana Paula Assis, coordenadora de marcas próprias do Catarinense Pharma, destaca que a parceria com a Farmarcas vai além da produção.
“Atuamos desde o desenvolvimento dos produtos até os treinamentos técnicos com os balconistas. Em 2025, retomamos os lançamentos da SupraCorp com novos SKUs e foco em qualidade percebida pelo cliente”, explica Ana Paula.
No caso da CCM, parceira de longa data de marcas próprias da Farmarcas, o modelo também é de cocriação, com foco em desenvolver produtos alinhados às necessidades da associação de farmácias.
“Começamos fornecendo nossas próprias marcas e, com o tempo, surgiu o convite, vindo do Edison Tamascia, para desenvolvermos a marca própria da rede. Essa confiança nos levou a desenvolver juntos as linhas SupraBaby e SupraCare, com produtos como fraldas, tanto infantis quanto adultas, além de absorventes para incontinência urinária”, conta Débora Juliani, Head de Marketing e Marca Própria da CCM. A gestão estratégica é da Farmarcas, que define ações promocionais, como envelopamentos de farmácias, e recebe o suporte da CCM para as tratativas com os associados.

Parcerias de alta performance
As parcerias da Farmarcas com o Catarinense Pharma e a CCM Indústria e Comércio são vistas como referência no setor. Ambas têm expertise consolidada em private label e participam da estruturação do portfólio, escolha de embalagens e treinamentos das equipes.
O objetivo é entregar ao associado uma marca de alta performance com suporte completo, com produção, sugestão de preço e até a performance na gôndola.
Há também um trabalho constante de leitura de mercado. A Farmarcas e seus parceiros, por meio de empresas que fornecem dados, como a IQVIA, acompanham tendências, consumo regionalizado e desempenho. Isso permite ajustar o mix de produtos com agilidade.
O modelo tem se mostrado produtivo. Os produtos são ofertados a preços abaixo do líder da categoria, sendo que a boa qualidade dos produtos é uma escolha estratégica para manter a reputação do varejo farmacêutico.
“Nosso posicionamento é premium, porque a marca carrega a imagem da farmácia. Se eu abrir mão dessa qualidade, vou impactar a percepção do consumidor com o meu varejo”, explica Fabio Chacon, Diretor Comercial da Farmarcas. “A nossa ideia é muito mais do que sair lançando. Queremos entregar algo que esteja no nível da expectativa dele.”
Saiba mais sobre como as Marcas Próprias movimentam o mercado farmacêutico.