Faça seu cadastro gratuito!


Fazer Login

    Centralização de dados alavanca digitalização na Farmarcas

    Plataforma Radar centraliza processos e promove decisões mais estratégicas nas unidades associadas, o que facilita que todos os processos sejam digitalizados; times de experiência e de dados reúnem equipes que dão sustentação ao modelo.

    COMPARTILHE

    A digitalização da gestão das farmácias não acontece da noite para o dia — exige estrutura, visão estratégica e escuta ativa das necessidades do negócio. Na Farmarcas, um dos principais marcos desse processo foi a criação da plataforma Radar. Desde então, a centralização de dados operacionais evoluiu para um ecossistema digital completo, com impacto direto nos resultados dos associados.

    A plataforma, que começou como um sistema de dados, passou a reunir mais de 20 funcionalidades voltadas à gestão de estoque, financeiro, CRM, marketing digital, e-delivery e pricing. A proposta é garantir que cada decisão tomada pelo empresário seja orientada por informações consistentes, em vez de depender exclusivamente da intuição.

    “Na Farmarcas, enxergamos a inovação e a tecnologia voltada para farmácias como pilares essenciais para fortalecer a competitividade das lojas associadas”, afirma Silio Gomes, Gerente de CRM da Farmarcas. “Ao longo dos últimos anos, evoluímos significativamente na camada administrativa das lojas, estruturando processos que garantem mais controle, padronização e eficiência operacional.” 

    Para dar sustentação a esse modelo que apoia a digitalização das farmácias, a Farmarcas estruturou duas frentes complementares: o time de experiência (Discovery), responsável por entrevistas e coleta de demandas nos pontos de venda do varejo farmacêutico, e o time de dados e TI, que alimenta e ajusta as soluções conforme o nível de maturidade de cada farmácia.

    “O principal ponto é ouvir o associado, entender o que realmente acontece no dia a dia. É a partir disso que se gera a maior parte do valor”, reforça Marcelo Dantas, diretor de Inovação e Tecnologia da Farmarcas.

    Ecossistema digital com foco em resultado

    A evolução da tecnologia para gestão de farmácias conduzida pela Farmarcas está ancorada em quatro pilares: comprar bem, administrar com eficiência, vender mais e aprender sempre. 

    Com o Radar apoiando a digitalização das farmácias, as associadas têm acesso a dashboards e relatórios que reúnem indicadores como ticket médio, CMV, faturamento por colaborador, PBM, cobertura e fidelidade — permitindo decisões mais ágeis e alinhadas com a realidade da operação.

    “Hoje, o Radar é uma plataforma em constante evolução que concentra ferramentas voltadas à gestão da farmácia de forma simples, prática e orientada por dados”, explica Silio. 

    “Nosso compromisso é seguir evoluindo com foco em inteligência, usabilidade e impacto direto na operação, sempre respeitando o ritmo de adoção e a realidade de cada associado, mas preparando o caminho para um varejo farmacêutico cada vez mais analítico, eficiente e competitivo.”

    Tarefas mais estratégicas

    No dia a dia do backoffice, o impacto também é direto. A digitalização das farmácias e de suas rotinas administrativas tem tornado os processos mais padronizados, organizados e eficientes, permitindo que os times se concentrem em tarefas estratégicas. Segundo Silio, isso se reflete na produtividade das equipes e na agilidade operacional.

    “A tecnologia tem ajudado o associado a sair de uma atuação baseada apenas em respostas imediatas para uma gestão mais proativa e estratégica, liberando tempo do time de retaguarda para focar em ações que realmente geram valor para o negócio”, completa.

    Acesse o botão abaixo e saiba como o Radar Finanças integra dados e simplifica gestão financeira.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Matérias Relacionadas