Faça seu cadastro gratuito!


Fazer Login

    Plataforma Radar Finanças integra dados e simplifica ainda mais a gestão financeira das farmácias

    Ecossistema de monitoramento, que foi desenvolvido internamente, se integra com o ERP das lojas e gera alertas automáticos; até novembro de 2025 será liberado para todos os associados

    COMPARTILHE

    Ecossistema de monitoramento, que foi desenvolvido internamente, se integra com o ERP das lojas e gera alertas automáticos; até novembro de 2025 será liberadoa para todos os associados

    A grande ferramenta da Farmarcas para o futuro da gestão financeira das farmácias associadas é o Radar Finanças, um ecossistema completo de monitoramento e análise financeira que promete simplificar ainda mais e, sem dúvidas, revolucionar a forma como o empresário acompanha os resultados de cada empresa.

    Desenvolvido internamente com tecnologia própria da Farmarcas, o Radar Finanças se integra diretamente ao ERP  (sistema de gestão) das farmácias associadas, e capta dados com apenas 72 horas de atraso.

    “A ferramenta foi idealizada por nós, da área de Gestão Financeira. Ela nasce a partir da planilha de fluxo de caixa que temos com as lojas e da necessidade de automatização disso”, afirma Diego Cardis, Gerente de Gestão Financeira da Farmarcas.

    Com essa integração, a Farmarcas consegue acompanhar praticamente em tempo real os números da loja e gerar alertas automáticos sempre que algum indicador financeiro comum ao segmento sair da faixa ideal, facilitando a gestão financeira das farmácias associadas.

    “Criamos flags para CMV (custo da mercadoria vendida), folha de pagamento, rentabilidade, resultado líquido. Se algo sair do padrão, o sistema avisa, e o analista já age proativamente (em contato com o associado)”, explica Diego.

    Todas as lojas em um só lugar

    O novo sistema de gestão financeira para farmácias permite também ao empresário visualizar todas as suas lojas (se houver mais de uma) em um único painel, comparar desempenhos, identificar onde estão os gargalos e tomar decisões com base nos números. 

    Tudo isso é feito com dados modelados de forma amigável, com gráficos, tabelas e relatórios de fácil leitura. A previsão é que, até novembro de 2025, o sistema esteja liberado para todas as lojas.“A ideia é tornar o associado independente. Queremos que ele saiba tomar decisões financeiras com segurança, que compreenda o que está fazendo e possa replicar dentro do seu negócio”, reforça Diego.

    Formação do associado

    Além de implantar ferramentas como o Radar Finanças, que facilitam o dia a dia e a tomada de decisões, a Farmarcas cuida da formação do associado como gestor. Desde os primeiros meses, a equipe atua na orientação sobre boas práticas e desenvolve com o empresário uma nova mentalidade. 

    Esse processo envolve desde o diagnóstico inicial da loja até o acompanhamento da evolução ao longo dos meses. A cada novo ciclo, metas são estabelecidas, projeções são revisadas e planos de ação são traçados. A cada reunião, uma nova oportunidade de aprendizado é criada para o associado.

    “Mesmo os associados que têm algum colaborador para cuidar da parte financeira se beneficiam desse olhar externo”, comenta Daniela Araújo, Analista de Gestão Financeira que atende as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

    Gestão financeira preventiva para farmácias

    Um dos diferenciais mais importantes do suporte do time da Farmarcas é a gestão financeira preventiva para farmácias. “Já atuamos mais ‘apagando o incêndio’, então o associado precisava ter um problema para nos procurar. De alguns anos para cá, trabalhamos de uma forma mais preventiva, muitas vezes antes de o empresário perceber que algo pode dar errado”, explica Diego.

    Essa virada de chave se deu a partir da regionalização do atendimento e da estruturação de painéis que centralizam indicadores financeiros de farmácias. Hoje, os analistas não apenas conhecem a realidade das lojas, mas também compreendem as nuances específicas de cada região, o que permite um aconselhamento ainda mais assertivo.

    “Uma farmácia em São Paulo não opera com as mesmas condições de uma loja no interior do Centro-Oeste. Nosso atendimento é personalizado porque entendemos as particularidades de cada local”, diz Daniela.

    Clique no botão abaixo e conheça 10 ferramentas de gestão inovadoras da Farmarcas.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Matérias Relacionadas