Estar bem posicionado no Google não é mais um detalhe e hoje é fundamental para que qualquer negócio prospere. No varejo farmacêutico, o cenário não é diferente. Atualmente, uma parcela considerável dos consumidores faz uma busca online antes de decidir onde comprar um medicamento, e é nessa vitrine digital que muitos estabelecimentos ganham ou perdem clientes.
Na Farmarcas, porém, o cuidado com a reputação digital é levado a sério. Para ajudar as farmácias associadas, a empresa estabeleceu parceria com a plataforma Harmo, uma solução que centraliza a gestão das lojas no Google Meu Negócio.
Ali, a Farmarcas disponibiliza informações básicas como fotos, telefone e horário de funcionamento, monitora métricas e responde aos comentários dos consumidores com o objetivo de aumentar a interação e mostrar que cada farmácia está, de fato, atenta à experiência de compra.
Para o gerente de Marketing, Guto Zavarelli, a reputação online é um reflexo do que acontece dentro da loja. “Temos um trabalho ativo para incentivar reviews no Google, sempre com o objetivo de ter mais feedbacks e garantir avaliações cinco estrelas. Isso mostra para o consumidor que ele pode confiar na nossa farmácia”, resume.
Avaliações positivas no Google
Um exemplo desse esforço vem da Paraíba. Thiago Macena, associado das redes Ultra Popular e Maisfarma, teve muitas mudanças nos seus negócios por meio de uma boa gestão da reputação digital. “Até um ano e meio atrás, minha loja tinha só cerca de 200 avaliações. Hoje, somando tudo, passamos de 1.600 comentários, com nota média de 4,9!”, conta.
Para chegar a esse resultado, Thiago conectou diferentes frentes: incluiu QR Codes no balcão para que os clientes avaliassem o atendimento diretamente no Google, adaptou sistemas de delivery e WhatsApp para gerar links diretos de avaliação e capacitou a equipe para entender a importância de pedir feedback.
Além de facilitar a gestão dos perfis no Google, a Harmo cuida da interação com o público. Para negócios com grande volume de comentários, como hoje é o caso das farmácias associadas de Thiago, a plataforma responde às avaliações e faz com que o cliente sempre receba uma devolutiva. Assim, o associado não perde tempo e o consumidor percebe atenção até no ambiente virtual.
“A partir do momento em que aderi à parceria da Harmo com a Farmarcas, o time Farmarcas começou a responder os comentários dos meus clientes. Isso gerou mais interatividade, mais retorno para o cliente, e me ajudou bastante na gestão, porque são muitos comentários e eu não conseguiria dar conta de tudo sozinho”.

Atendimento exemplar
Para a Farmarcas, porém, não se trata apenas de garantir boa visibilidade no Google, mas de oferecer segurança ao consumidor na hora de decidir onde comprar e trazer uma experiência positiva em qualquer loja da rede.
A história de Thiago demonstra que uma reputação digital forte não se constrói de imediato, mas é um investimento que rende frutos: mais visibilidade, mais clientes e uma imagem de confiança que se espalha boca a boca, digital ou presencial.
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