A mudança para o Edifício do Associativismo, inaugurado em abril de 2025, representou mais do que a inauguração da nova sede da Farmarcas. É o símbolo da consolidação de uma cultura baseada em acolhimento, conexão e desenvolvimento coletivo, por meio do modelo de negócios do associativismo farmacêutico.
Para registrar esse momento simbólico, a empresa decidiu documentar cada etapa da jornada da mudança em uma websérie institucional, produzida inteiramente pela equipe interna de audiovisual. Foi assim que nasceu a websérie “Edifício do Associativismo”.
A ideia surgiu ainda nas primeiras conversas sobre a transição da sede da Farmarcas, antes na Avenida Paulista, para um edifício de uso exclusivo na Vila Mariana. Willian Assaf, coordenador de audiovisual da Farmarcas, conta que, desde o início, a equipe compreendeu que não se tratava apenas de uma mudança logística.
“Era uma mudança muito relevante. Entendemos que teríamos que documentar, pois era algo histórico, não só para as duas empresas, Farmarcas e Febrafar, mas também para o associativismo farmacêutico. Não à toa o prédio depois veio a se chamar Edifício do Associativismo”, relembra.
Com esse direcionamento, começaram as primeiras captações: reuniões de planejamento, visitas ao novo prédio ainda em fase bruta de reforma, discussões sobre a arquitetura, a divisão dos andares e as adaptações para que o espaço refletisse os valores da Farmarcas. Todo o processo foi registrado por um time interno que conhece de perto o cotidiano da empresa e o funcionamento de uma associação de farmácias.
Sete capítulos de uma história coletiva
A websérie da sede da Farmarcas foi estruturada em sete episódios, com duração de cerca de seis minutos cada um, publicados no canal oficial da Farmarcas no YouTube. Inicialmente, havia a ideia de produzir mais episódios, mais curtos. Mas a equipe de criação optou por um formato que permitisse maior profundidade, sem fragmentar demais a narrativa.
Cada episódio aborda um aspecto da mudança:
- Mudar para evoluir: mostra a trajetória de crescimento da Farmarcas e Febrafar e como a nova sede sustenta essa evolução acelerada.
- A arquitetura do crescimento: traz como o espaço físico da sede da Farmarcas foi pensado para acolher pessoas e fortalecer relações.
- O planejamento: mergulha nos bastidores da organização da mudança.
- A logística da mudança: destaca a atuação das equipes de obra e planejamento para que tudo acontecesse no prazo.
- A mudança: apresenta o apagar das luzes da antiga sede e os primeiros momentos no novo prédio.
- Esses espaços que conectam: retrata as primeiras impressões já no novo edifício e como ele é um lugar de conexão e inovação.
- No coração do hub: traz depoimentos de associados e parceiros e mostra o prédio como ponto de encontro entre os três pilares do ecossistema Farmarcas: a empresa, os associados e a indústria.

Foram mais de 40 diárias de gravação ao longo de cerca de nove meses de trabalho, trabalho que envolveu roteiristas, direção de arte, fotografia, produção e pós-produção.
“Temos um time com profundo conhecimento da cultura da empresa. Isso permitiu que traduzíssemos, com autenticidade, o cuidado que a Farmarcas tem com as pessoas e com a experiência de todos os que fazem parte do nosso ecossistema”, explica Willian.
Com estrutura de dois estúdios, camarim, switcher (mesa de edição) e depósito técnico, o núcleo audiovisual da Farmarcas tornou-se, também, um diferencial competitivo. “São poucos os grupos corporativos que contam com esse tipo de estrutura interna. Isso permite agilidade, qualidade e alinhamento com o tom de voz da marca”, conta o coordenador de audiovisual.
Hub de negócios
Além do registro histórico, a websérie cumpre um papel estratégico: mostrar ao mercado a dimensão do projeto que foi a mudança para o Edifício do Associativismo e como esse novo endereço reposiciona a Farmarcas dentro do setor.
“A ideia foi mostrar não só a estrutura física, mas o fortalecimento da Farmarcas e da Febrafar como um grande hub de negócios do mercado farmacêutico. Mostrar que cada espaço foi pensado, planejado e que temos equipes de alta performance na empresa”, explica Willian Assaf.
A recepção do público tem confirmado essa proposta: só nos dois primeiros meses, os episódios somaram cerca de 100 mil visualizações no YouTube da Farmarcas. Uma marca significativa, especialmente se considerado o público-alvo da série: o varejo farmacêutico.
A linguagem leve, o ritmo envolvente e o alto padrão de produção da websérie são um convite para conhecer os bastidores da Farmarcas e a cultura do associativismo.
Confira todos os episódios da websérie Edifício do Associativismo no canal oficial da Farmarcas no YouTube.